sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

DEFESA PESSOAL

   

                                                              DEFESA PESSOAL


O que e a defesa pessoal?

A defesa pessoal nos dias de hoje e uma arte, a arte de criar opções psicológicas e técnicas que permitam a qualquer ser humano fazer uso em defesa da sua integridade física, independentemente do porte físico, idade ou sexo,

As suas bases assentam em técnicas simples. aplicadas a situações reais e especificas, desenvolvendo no praticante a autoconfiança e o controlo do medo.


QUAL O MELHOR TIPO DE TREINO?

Não existe melhor ou pior sistema de treino cada instrutor ensina de acordo com a realidade vivida por este e de acordo com seus conhecimentos em anos de pratica, adaptação e experiencias aplicadas, usando as bases pedagógicas de base de acordo com o escalão etário a ministrar.

De acordo com a evolução do praticante e sempre imprescindível o uso de equipamentos específicos tanto de uso pessoal como os de uso geral, nestes se enquadra as proteções de tíbia, antebraços, colete e capacete, no uso geral as almofadas de impacto são cruciais para que o praticante tenha uma noção das distancias e controlo de potencia dos golpes.

O treinamento com parceiros e indispensável, de preferência mudando regularmente de parceiro e escolhendo sempre os de maior porte físico, na ausência de parceiro o instrutor deve criar situações que permita ao praticante se desenvolver, no nosso sistema optamos por limitar os espaços, usar pesos como colete de pesos e de tornozelos para limitar a movimentação obrigando o praticante a um maior esforço e menos comodidade na mobilidade.

O instrutor não deve de forma alguma limitar o praticante a um treinamento repetitivo básico, apesar de inicio isto ser necessário ate que o praticante desenvolva competências mínimas, os movimentos e técnicas devem ser repetidos durante um período especifico da aula, mesmo que na aula seguinte se tenha de repetir tudo novamente como e pretendido, só a repetição atribui ao praticante memoria muscular suficiente para que as técnicas surjam de forma natural.

E necessário que o instrutor aplique diariamente uma pedagogia de ensino fixa e bem estruturada assim como um código de conduta rígido.


A defesa pessoal não e apenas o treinamento técnico, o programa de treinamento físico deve ser adaptado aos escalões etários.


Em nosso blogue ira surgir não só sistema técnico mas também programas de treinamento físico.


MESTRE CEGONHO

Sem comentários:

Enviar um comentário