"O ontem e historia, o futuro e mistério e o hoje e uma
dadiva, por isso que se chama presente."
Proverbio chines
INTRODUÇAO
Constantemente presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos seculos, a defesa pessoal, incluída no seio de uma arte milenar e reconhecida como rito, pratica religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos.
A maioria dos relatos de povos antigos conta com distintas manifestações de atividades marciais, que expressão seus costumes e tradições delineando sua historia, fosse ela ocidental ou oriental.
Dentro destas manifestações, destacam-se as praticas desportivas mais difundidas ao longo da historia do homem, que perduram ate aos nossos dias.
Património cultural de diversos povos, praticadas por razoes distintas, mas com uma essência em comum, o que e capaz de tornar essas praticas num conhecimento a ser estudado, compreendido e desmistificado.
A escolha de um termo para tratar dessas atividades pode ser subjetiva dependendo do entendimento do pesquisador e de onde ele deseja chegar com o seu estudo.
Presente nos diversos cenários da pedagogia do desporto, praticados pelos seus diferentes personagens, as artes de defesa pessoal trazem ao mundo da educação física parcelas de tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, alem dos aspetos relacionados ao corpo, movimento, passiveis de ser transmitidos, preservados e reorganizados no decorrer das suas atividades milenares.
Desta forma, este conceito procura compreender as diferentes manifestações do fenómeno, podendo assim ser organizadas de acordo com os princípios comuns que as regem, com o intuito de contribuir para a estruturação pedagógica deste conhecimento na área da educação física.
MESTRE CEGONHO
Sem comentários:
Enviar um comentário