A DEFESA PESSOAL E SUAS CLASSIFICAÇOES
Por abrangerem uma gama infinita de movimentos, técnicas e características, tenta-se classificar a defesa pessoal em função de uma serie de critérios como: os objetivos de um confronto, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distancia entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento.
Esses agrupamentos unem a defesa pessoal pelo que tem em comum, assim como as separam por suas diferenças.
Classificar a defesa pessoal promove uma organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre eles, o que facilitaria o ensino e a escolha do mais adequado sistema de ensino.
Na tentativa de classificar a defesa pessoal de acordo com o tipo de contato entre oponentes, se criou uma categoria denominada: "Defesa pessoal com agarre". Este agarre seria uma ação básica que representa os objetivos comuns entre sistemas, tais como derrubes, as projeções e o controlo no solo.
Assim se subdivide esta categoria, em decorrência da imposição inicial do agarre, no nosso modelo o uso base passa por a aplicação das técnicas básicas do Judo.
A seguinte categoria refere-se a "Defesa pessoal com golpes de punhos e pernas" subdivididos em: aqueles que utilizam apenas os punhos(Boxe); os que utilizam exclusivamente as pernas (Boxe Francês); e aqueles em que fazem uso de ambos os membros de forma conjunta (karaté).
A terceira categoria e centrada a "Defesa pessoal com armas", na qual o objetivo e atingir o oponente através do uso de arma ou defender-se de um ataque de arma, onde a base de ensino se centra no (Kendo).
MESTRE CEGONHO
Sem comentários:
Enviar um comentário