quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

  BULLYNG

O que se entende com bullyng... no nosso entender e um assunto de longa data, uma situação existente a muitos e muitos anos, algo que sempre existiu e que poucos ou ninguém queria abordar o assunto.

Nos nossos dias e um assunto de topo, que devemos erradicar definitivamente de forma a que crianças e jovens cresçam de forma mais saudável mentalmente.

A defesa pessoal permite a criança e jovens adquirir ferramentas saudáveis que lhe vão permitir evitar e ate repelir atitudes de bullyng que possam surgir no seu dia a dia, a pratica da defesa pessoal dará ao praticante uma confiança e um estado de espirito que se ira refletir perante os outros, levando a que na maioria das vezes evitar que exista um confronto físico.

O vídeo


abaixo da uma ideia mais detalhada do que e o BULLYNG



 WORKING WITH A STUDENT IN GARDEN OF GAIO

sábado, 5 de dezembro de 2020

A DEFESA PESSOAL E SUAS CLASSIFICAÇOES

                                       A DEFESA PESSOAL E SUAS CLASSIFICAÇOES


Por abrangerem uma gama infinita de movimentos, técnicas e características, tenta-se classificar a defesa pessoal em função de uma serie de critérios como: os objetivos de um confronto, tipo de contato entre oponentes, suas ações motoras, distancia entre oponentes, tipo de meta no enfrentamento.

Esses agrupamentos unem a defesa pessoal pelo que tem em comum, assim como as separam por suas diferenças.

Classificar a defesa pessoal promove uma organização de elementos ou categorias de acordo com um determinado critério, que permite estabelecer uma diferenciação entre eles, o que facilitaria o ensino e a escolha do mais adequado sistema de ensino.

Na tentativa de classificar a defesa pessoal de acordo com o tipo de contato entre oponentes, se criou uma categoria denominada: "Defesa pessoal com agarre". Este agarre seria uma ação básica que representa os objetivos comuns entre sistemas, tais como derrubes, as projeções e o controlo no solo.

Assim se subdivide esta categoria, em decorrência da imposição inicial do agarre, no nosso modelo o uso base passa por a aplicação das técnicas básicas do Judo.

A seguinte categoria refere-se a "Defesa pessoal com golpes de punhos e pernas" subdivididos em: aqueles que utilizam apenas os punhos(Boxe); os que utilizam exclusivamente as pernas (Boxe Francês); e aqueles em que fazem uso de ambos os membros de forma conjunta (karaté).

A terceira categoria e centrada a "Defesa pessoal com armas", na qual o objetivo e atingir o oponente através do uso de arma ou defender-se de um ataque de arma, onde a base de ensino se centra no (Kendo).

MESTRE CEGONHO

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

CLASSIFICAÇAO E PRINCIPIOS COMUNS NA ARTE DA DEFESA PESSOAL

                                                                          "O ontem e historia, o futuro e mistério e o hoje e uma 

                                                                            dadiva, por isso que se chama presente."

                                                                                                                Proverbio chines



INTRODUÇAO


Constantemente presente na bagagem cultural de diferentes civilizações no decorrer dos seculos, a defesa pessoal, incluída no seio de uma arte milenar e reconhecida como rito, pratica religiosa, preparação para a guerra, jogo, exercício físico, entre outros diversos significados que já lhe foram atribuídos.

A maioria dos relatos de povos antigos conta com distintas manifestações de atividades marciais, que expressão seus costumes e tradições delineando sua historia, fosse ela ocidental ou oriental. 

Dentro destas manifestações, destacam-se as praticas desportivas mais difundidas ao longo da historia do homem, que perduram ate aos nossos dias.

Património cultural de diversos povos, praticadas por razoes distintas, mas com uma essência em comum, o que e capaz de tornar essas praticas num conhecimento a ser estudado, compreendido e desmistificado.

A escolha de um termo para tratar dessas atividades pode ser subjetiva dependendo do entendimento do pesquisador e de onde ele deseja chegar com o seu estudo.

Presente nos diversos cenários da pedagogia do desporto, praticados pelos seus diferentes personagens, as artes de defesa pessoal trazem ao mundo da educação física parcelas de tradição, religião, cultura, filosofia, rituais, disciplina, alem dos aspetos relacionados ao corpo, movimento, passiveis de ser transmitidos, preservados e reorganizados no decorrer das suas atividades milenares.

Desta forma, este conceito procura compreender as diferentes manifestações do fenómeno, podendo assim ser organizadas de acordo com os princípios comuns que as regem, com o intuito de contribuir para a estruturação pedagógica deste conhecimento na área da educação física.


MESTRE CEGONHO



INTRODUÇAO A PEDAGOGIA DO TREINO

 

                                         INTRODUÇAO A PEDAGOGIA DO TREINO


A defesa pessoal esta extremamente difundida em clubes e academias(educação- não formal),

fragmentada em modalidades que tendem a preservar suas origens na formação dos seus alunos, atletas e mestres.

Características como a tradição, disciplina ,filosofia, costumam ser o maior atrativo para quem procura uma determinada linha de ensino.

Alem disso , a popularidade de algumas aumenta cada vez mais o interesse de crianças e jovens, homens e mulheres de todas as idades e ate de grupos com necessidades especiais.

Desta forma, a transmissão de conhecimento e baseada na formação especifica de cada instrutor, ou melhor cada instrutor tem o seu sistema.

Ver a Educação Física como uma área de conhecimento que deve interferir no desenvolvimento das "artes do corpo", e considerando as inúmeras manifestações de defesa pessoal como um conhecimento possível e pertencente a esta área, onde o objetivo e compreender e aplicar novos procedimentos pedagógicos no ensino inicial, tendo em conta os intervenientes.



 MESTRE CEGONHO


DEFESA PESSOAL

   

                                                              DEFESA PESSOAL


O que e a defesa pessoal?

A defesa pessoal nos dias de hoje e uma arte, a arte de criar opções psicológicas e técnicas que permitam a qualquer ser humano fazer uso em defesa da sua integridade física, independentemente do porte físico, idade ou sexo,

As suas bases assentam em técnicas simples. aplicadas a situações reais e especificas, desenvolvendo no praticante a autoconfiança e o controlo do medo.


QUAL O MELHOR TIPO DE TREINO?

Não existe melhor ou pior sistema de treino cada instrutor ensina de acordo com a realidade vivida por este e de acordo com seus conhecimentos em anos de pratica, adaptação e experiencias aplicadas, usando as bases pedagógicas de base de acordo com o escalão etário a ministrar.

De acordo com a evolução do praticante e sempre imprescindível o uso de equipamentos específicos tanto de uso pessoal como os de uso geral, nestes se enquadra as proteções de tíbia, antebraços, colete e capacete, no uso geral as almofadas de impacto são cruciais para que o praticante tenha uma noção das distancias e controlo de potencia dos golpes.

O treinamento com parceiros e indispensável, de preferência mudando regularmente de parceiro e escolhendo sempre os de maior porte físico, na ausência de parceiro o instrutor deve criar situações que permita ao praticante se desenvolver, no nosso sistema optamos por limitar os espaços, usar pesos como colete de pesos e de tornozelos para limitar a movimentação obrigando o praticante a um maior esforço e menos comodidade na mobilidade.

O instrutor não deve de forma alguma limitar o praticante a um treinamento repetitivo básico, apesar de inicio isto ser necessário ate que o praticante desenvolva competências mínimas, os movimentos e técnicas devem ser repetidos durante um período especifico da aula, mesmo que na aula seguinte se tenha de repetir tudo novamente como e pretendido, só a repetição atribui ao praticante memoria muscular suficiente para que as técnicas surjam de forma natural.

E necessário que o instrutor aplique diariamente uma pedagogia de ensino fixa e bem estruturada assim como um código de conduta rígido.


A defesa pessoal não e apenas o treinamento técnico, o programa de treinamento físico deve ser adaptado aos escalões etários.


Em nosso blogue ira surgir não só sistema técnico mas também programas de treinamento físico.


MESTRE CEGONHO